Este ano
recuamos aos inícios da fotografia, incluindo um novo módulo, de uma manhã,
onde todos os interessados poderão aprender a construir uma câmara "Pin Hole" e ver os seus resultados!
Objectivos
Pretende-se uma abordagem aos princípios básicos da fotografia enquanto expressão artística, com a natural incidência na compreensão de todo o processo fotográfico. Do acto fotográfico ao laboratório, pretende-se criar bases para um desenvolvimento de uma perspectiva e metodologia individuais na abordagem ao discurso e processos fotográficos.
Pretende-se uma abordagem aos princípios básicos da fotografia enquanto expressão artística, com a natural incidência na compreensão de todo o processo fotográfico. Do acto fotográfico ao laboratório, pretende-se criar bases para um desenvolvimento de uma perspectiva e metodologia individuais na abordagem ao discurso e processos fotográficos.
Horário
Segundas, terças, quartas e quintas (dependendo da turma) das 21:30 às 23:30
Sábados das 10:00 às 13:00
Programa
MARÇO
semana 1
06 (qua) Introdução. Equipamentos básicos.
09 (sáb) Aula no exterior. Primeiro
trabalho prático.
semana 2
13 (qua) Uma brevíssima história das imagens fotográficas.
16 (sáb) Aula no exterior. Segundo trabalho prático.
semana 3
18 (seg) Sentidos possíveis para as imagens fotográficas.
19 (ter) turma 1 OU 20 (qua) turma 2 OU 21 (qui) turma 3, Laboratório
23 (sáb) Aula no exterior. Terceiro trabalho prático.
semana 4
semana 2
13 (qua) Uma brevíssima história das imagens fotográficas.
16 (sáb) Aula no exterior. Segundo trabalho prático.
semana 3
18 (seg) Sentidos possíveis para as imagens fotográficas.
19 (ter) turma 1 OU 20 (qua) turma 2 OU 21 (qui) turma 3, Laboratório
23 (sáb) Aula no exterior. Terceiro trabalho prático.
semana 4
26 (ter) turma 1 OU 27 (qua)
turma 2 OU 28 (qui) turma 3, Laboratório
ABRIL
semana 5
ABRIL
semana 5
02 (ter) turma 1 OU 03 (qua)
turma 2 OU 04 (qui) turma 3, Laboratório
06 (sáb) Workshop Pin Hole.
semana 6
08 (seg) Duas histórias com fotografias no papel principal.
06 (sáb) Workshop Pin Hole.
semana 6
08 (seg) Duas histórias com fotografias no papel principal.
09 (ter) turma 1 OU 10 (qua)
turma 2 OU 11 (qui)
turma 3, Laboratório
semana 7
semana 7
16 (ter) turma 1 OU 17 (qua)
turma 2 OU 18 (qui)
turma 3, Laboratório
semana 8
22 (ter) turma 1 OU 23 (qua) turma 2 OU 24 (qui) turma 3, Laboratório - Apresentação e discussão dos trabalhos.
Formadores
Miguel Oliveira é lcenciado em Artes Plásticas da ESAD, Caldas da Rainha. Foi Professor assistente do Curso Livre de Fotografia, na ESAP Escola Superior e Artística do Porto, extensão de Guimarães. Actualmente é coordenador e formador do curso Técnico de Fotografia da Cenatex de Vizela. Desde 2002 tem desenvolvido trabalhos nas mais diversas áreas: fotografia publicitária, editorial, documental.
Ricardo Rodrigues é arquitecto (FAUP), co-fundador da Secção de Fotografia. Colabora regularmente, na qualidade de coordenador e autor, em várias publicações ligadas à fotografia, arquitectura, urbanismo e reabilitação urbana.
Eduardo Brito fez a fotografia do livro Minho, Traços de Identidade (2007-2009), editado pela UM. Realizou a curta-metragem Antropia (2009). Realizou a série fotográfica Terras Últimas (2010), uma viagem entre Finisterre, Finistère e Land’s End, edição e exposição no Centro Cultural Vila Flor. É coordenador do projecto de fotografia documental Reimaginar Guimarães, da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
Local
Edifício-sede do CINECLUBE DE GUIMARÃES, Largo João Franco, 19.
Data limite de inscrição
1 de Março de 2013
Considera-se efetivada a inscrição aquando do pagamento.
Limite de inscrições
12 inscrições, permitindo-nos organizar três turmas de 4 elementos (para as aulas de laboratório).
Material indispensável
Câmara fotográfica (de película - rolo) manual ou semi-automática.
semana 8
22 (ter) turma 1 OU 23 (qua) turma 2 OU 24 (qui) turma 3, Laboratório - Apresentação e discussão dos trabalhos.
Formadores
Miguel Oliveira é lcenciado em Artes Plásticas da ESAD, Caldas da Rainha. Foi Professor assistente do Curso Livre de Fotografia, na ESAP Escola Superior e Artística do Porto, extensão de Guimarães. Actualmente é coordenador e formador do curso Técnico de Fotografia da Cenatex de Vizela. Desde 2002 tem desenvolvido trabalhos nas mais diversas áreas: fotografia publicitária, editorial, documental.
Ricardo Rodrigues é arquitecto (FAUP), co-fundador da Secção de Fotografia. Colabora regularmente, na qualidade de coordenador e autor, em várias publicações ligadas à fotografia, arquitectura, urbanismo e reabilitação urbana.
Eduardo Brito fez a fotografia do livro Minho, Traços de Identidade (2007-2009), editado pela UM. Realizou a curta-metragem Antropia (2009). Realizou a série fotográfica Terras Últimas (2010), uma viagem entre Finisterre, Finistère e Land’s End, edição e exposição no Centro Cultural Vila Flor. É coordenador do projecto de fotografia documental Reimaginar Guimarães, da Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
Local
Edifício-sede do CINECLUBE DE GUIMARÃES, Largo João Franco, 19.
Data limite de inscrição
1 de Março de 2013
Considera-se efetivada a inscrição aquando do pagamento.
Limite de inscrições
12 inscrições, permitindo-nos organizar três turmas de 4 elementos (para as aulas de laboratório).
Material indispensável
Câmara fotográfica (de película - rolo) manual ou semi-automática.
Pagamentos
Sócios 125,00€ / Não-sócios 150,00€
A inscrição é validada após recepção do comprovativo de transferência bancária para o NIB: 0035 2040 00014901330 93
Sócios 125,00€ / Não-sócios 150,00€
A inscrição é validada após recepção do comprovativo de transferência bancária para o NIB: 0035 2040 00014901330 93
Nota
Os preços incluem o manual e rolos, bem como o material necessário para a revelação e impressão.
Os preços incluem o manual e rolos, bem como o material necessário para a revelação e impressão.