10 anos da Secção de Fotografia. Celebração e balanço.



Em dezembro de 2002 comemoramos dez anos de actividade da Secção de Fotografia. Uma década que ficou marcada por uma vocação prática, voltada para a actividade fotográfica e a reflexão sobre os seus temas universais. A fotografia enquanto expressão plástica, luz, tecnologia, acção, estética, imagem, representação, memória e criação.

De entre as actividades regulares, os cursos de iniciação à fotografia a preto e branco, à média de um por ano, permitiram um trabalho sistemático, centrando a atenção no essencial do acto fotográfico: como, quando e porque fotografamos? Os fotógrafos e valores de referência. A cultura cinematográfica como fonte inspiradora.

São já várias dezenas de associados que por este motivo passaram – e, alguns, ficaram – pela Secção.
Os cursos contam sempre com uma exposição final onde todos os participantes são, também, responsáveis pela concepção, organização e montagem. Os resultados têm sido, para nós e para quem participa, positivos e inspiradores.
Sendo esta uma actividade vital à Secção prevemos manter a sua regularidade e alargar o âmbito formativo a um público mais especializado.

Em 2007 iniciámos os Cadernos de Imagens, reveladores uma vez mais da vocação produtiva da Secção. É um projeto editorial inédito, que procura olhares múltiplos sobre a condição vimaranense. Imagens fotográficas, literárias, expressivas. Formas complementares de registo crítico e reflexivo da realidade contemporânea (vimaranense). Um projecto editorial financiado parcialmente por ilustres vimaranenses e por fundos próprios da associação.
É um motivo de orgulho inigualável a compilação destes trabalhos pensados especificamente para os Cadernos de Imagens, por artistas que abraçaram o projeto com entusiasmo permitindo, assim, levá-lo a cabo.

A constituição da Secção tem variado ao longo do tempo e hoje podemos congratular-nos por vermos aumentado o número de membros do “núcleo duro” da Secção mas também, e sobretudo, pela regularidade da colaboração e disponibilidade de todos os que contribuem.

Este alargamento permitiu, no último ano, um conjunto de novas e importantes actividades entre as quais destacamos a colaboração com os “Encontros da Imagem 2012”  - com a exposição “Sunday, Back Home”, de Milo Montelli - e com a organização de um ciclo de cinema em Braga, durante o festival; um ciclo de documentários sobre fotografia; workshops de fotografia; a exposição de fotografia e imagem em movimentos “Outras Visões”, com trabalhos concebidos especificamente para a comemorações do 10º aniversário da elevação do Centro Histórico a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO. 
Registe-se ainda as visitas guiadas realizadas em anos transactos ao Centro Português de Fotografia.

Estes dez anos da Secção contam também com muitos projectos em desenvolvimento, entre os quais destacamos a criação de um arquivo digital que salvaguarde os importantes espólios existentes em várias associações/famílias/personalidades vimaranenses (projecto fundacional da Secção); Directores de Fotografia (sistematização de divulgação da actividade de directores de fotografia e do seu contributo no Cinema); organização de conferências.

2013
Será um ano de comemorações para a Secção, motivo para inovar nas iniciativas. Nesse sentido, para além de um novo curso básico de fotografia no primeiro trimestre do mês, aproveitamos para anunciar um conjunto de palestras/exposições/apresentações com personalidades/fotógrafos de renome.

Na primeira sexta-feira de cada mês, pelas 22h, na sede do Cineclube. A não perder!