EXPOSIÇÃO - FOTOGRAFIA P&B


© João A. Rodrigues


A Exposição FOTOGRAFIA P&B esteve patente no Museu de Arte Primitiva Contemporânea, entre 14 de Janeiro e 14 de Fevereiro de 2005, com trabalhos de Alice Bernardo, Ana Rita Rodrigues, António Aguiar, Elisabete Duarte, João A. Rodrigues, João Lopes, Joel Machado, Maria Reis, Pedro Vieira de Castro, Rita Prata, Rui Veiga, Sónia Moura, Susana Abrantes e Susana Sousa, formandos dos cursos básicos de fotografia a preto e branco.


Lia-se no Boletim do Cineclube de Guimarães, de Fevereiro de 2005:

"A fotografia tem um alfabeto próprio. Começa por ser a escrita da luz para depois nos falar a sua própria linguagem, para nos transmitir a sua própria mensagem. A fotografia captura o instante que não se repete mais, oferece a quem a vê a sensibilidade de quem olhou, oferece a reflexão de quem imaginou um quadro real que reaviva ou reinventa a memória. Em suma, a poética do espaço.
A exposição Fotografia P&B, que se inaugurou no passado dia 14, no Museu de Arte Primitiva Contemporânea, revela precisamente quarenta e seis olhares em redor de diferentes realidades e sonhos. Temos entre nós a grande e a pequena cidade, a paisagem industrial, a solidão, os objectos, o fogo, a música, o corpo e a manhã, entre outros temas.
Estes olhares são um ponto de paragem num roteiro que se iniciou com a frequência dos cursos de iniciação à fotografia, levados a cabo pela Secção de Fotografia, desde Maio de 2003. Um importante ponto de paragem porque, pela primeira vez são apresentados ao público, traduzindo assim todo o seu grau de trabalhos primeiros e iniciais, se bem que já distantes de uma abordagem descuidada ao discurso fotográfico. Traduzem, igualmente, o reflexo de horas passadas no laboratório a revelar filmes, de horas passadas na rua em busca de um instante decisivo, horas passadas na construção de um quadro. As imagens que aqui temos presentes são, portanto, imagens com um discurso, que nos sensibilizam, que nos falam na sua linguagem fotográfica.
A Secção de Fotografia do Cineclube de Guimarães e os autores que nesta exposição mostram as suas imagens apresentam o resultado de um trabalho feito com base no voluntarismo e na vontade de contribuir para a divulgação da fotografia nesta cidade. Esta exposição é um bom resultado de um sonho e de uma realidade que começou a ganhar forma há dois anos e que foi, calmamente, crescendo e que se tornou, desta forma, num espaço destinado à formação, realização e discussão desta arte."