Curso Básico de Fotografia a Preto e Branco


No próximo dia 24 de Março tem início mais um Curso Básico de Fotografia a Preto e Branco, que permitirá ao aluno um contacto directo com o processo analógico da fotografia. Desde o acto de fotografar até ao processo de revelação em laboratório, sendo o passo final do curso uma exposição colectiva com os trabalhos escolhidos pelos alunos. 

Objectivos
Pretende-se uma abordagem aos princípios básicos da fotografia enquanto expressão artística, com a natural incidência na compreensão de todo o processo fotográfico. Do acto fotográfico ao laboratório, pretende-se criar bases para um desenvolvimento de uma perspectiva e metodologia individuais na abordagem ao discurso e processos fotográficos.

Horário
Segundas, terças, quartas e quintas (dependendo da turma) das 21:30 às 23:30
Sábados das 10:00 às 13:00



Formadores
Miguel Oliveira é licenciado em Artes Plásticas da ESAD, Caldas da Rainha. Foi Professor assistente do Curso Livre de Fotografia, na ESAP Escola Superior e Artística do Porto, extensão de Guimarães. Actualmente é coordenador e formador do curso Técnico de Fotografia da Cenatex de Vizela. Desde 2002 tem desenvolvido trabalhos nas mais diversas áreas: fotografia publicitária, editorial, documental.

Ricardo Rodrigues é arquitecto (FAUP), co-fundador da Secção de Fotografia. Colabora regularmente, na qualidade de coordenador e autor, em várias publicações ligadas à fotografia, arquitectura, urbanismo e reabilitação urbana.

Eduardo Brito foi coordenador do Reimaginar Guimarães, projeto de arquivo e curadoria de espólios fotográficos da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. Tem o mestrado em Estudos Artísticos, Museológicos e Curadoriais pela FBAUP. Entre outros trabalhos, é autor das séries fotográficas Terras Últimas (CCVF, 2010), Uma Variação Veneziana (Pianola, 2014), Sob A Luz Quase Igual (Pierrot le Fou, 2014) e das curtas Antropia (2009), Linha (2012, com música de Tiago Cutileiro), Terras Interiores (2013, com Joana Gama, a partir da obra musical de Carlos Marecos). Escreveu o  argumento do filme O Facínora (Paulo Abreu, 2012).

Local
Edifício-sede do CINECLUBE DE GUIMARÃES, Largo João Franco, 19.

Data limite de inscrição
22 de Março de 2015
Considera-se efetivada a inscrição aquando do pagamento.

Limite de inscrições
12 inscrições, permitindo-nos organizar três turmas de 4 elementos (para as aulas de laboratório).

Material indispensável
Câmara fotográfica (de película - rolo) manual ou semi-automática.

Pagamentos
Sócios 125,00€ / Não-sócios 150,00€
A inscrição é validada após recepção do comprovativo de transferência bancária para o NIB: 0035 2040 00014901330 93

Nota
Os preços incluem o manual e rolos, bem como o material necessário para a revelação e impressão.